segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Lazytown

Fui convidada a comentar sobre algo que se refira a atos de heroismo ou similar. Entre tantos assuntos sérios, tristes ou de forte impacto, prefiro falar sobre as crianças.
Para as crianças a presença do herói é como um conto de fadas. A ficção há muito faz parte do cotidiano infantil, mas de uns tempos para cá, desenhos, seriados, programas e filmes tem se preocupado mais em vender produtos (merchandising) do que enriquecê-las com conteúdo que lhe serão muito úteis. Pelo contrário, assistir televisão com seu filho poderá lhe dar uma grande dor de cabeça, não será uma tarefa fácil achar muitos programas no mínimo úteis ou interessantes, e especialmente próprios à faix etária.
Então aqui faço um apelo e coloco como bons exemplos, no Brasil, a programação do Canal 2 da Cultura (alguns desenhos do Canal 4 SBT, e raros do Canal 5 Globo), em contrapartida para quem tem TV por assinatura, não percam o Lazytown, Mundo Bem Grandão, Hi-5, e como desenho o Caillou o Pocoyo.
Neste caso coloco em destaque o programa com o campeão de aeróbica finlandês 'LAZYTOWN'. Com um linguagem muito agradável, o roteiro é repleto de bons ensinamentos: alimentação saudável, cuidados com higiene e dentição, respeitos os mais velhos, respeitar o direito dos outros, aceitar as diferenças, amar seus amigos mesmos os que de alguma forma ainda têm dificuldades de se sociabilizarem; e especialmente sobre: esportes !
O Brasil realmente precisa incutir nas crianças este senso, esta preocupação desde cedo, e somente mudando nossa cultura teremos mais atletas, e um Estado que reserva alguma verba anual para desenvolvimento e também incentivo. Somente assim poderemos imaginar outras Daianes dos Santos, outros irmãos Hipólitos, outras Jades Barbosas, outros Xuxas, outros Cielos e assim por diante.
Clique no link em seguida e assista um video do you tube (46segundos) que apresenta o programa, tenha certeza seu filho vai adorar a ação, e sua filha vai amar a Stephanie, e o veloz herói Sportacus: http://www.youtube.com/watch?v=yCyk6d4V0Q8
Fica aqui minha idéia sobre heróis de hoje, em um mundo imediático e midiático tão agressivo e massivo, além de nocivo, programas como Lazytown foram idealizados e criados por verdadeiros heróis: heróis dos bons costumes, da saúde, da criatividade, da família, das boas idéias, e por uma cultura mais rica e pautada no esporte como meio de diversão e também de disciplinas.

Um comentário:

Alvaro Domingues disse...

Costei da sugestão.
Seria uma boa continuar a atualizar seu blog!