Ajude que o céu te ajudará !

Se estamos nesse planeta é porque temos algo à expiar. Prova e expiação em várias etapas da vida. O dia a dia nos ensina de uma forma ou outra.
Mas, nem tudo é tristeza, quando nos superamos o sentimento é maravilhoso é algo que guardamos pelo resto de nossas vidas. O mesmo ocorre com a criança, ela está em constante prova de superação, são desafios diários e a maioria dos adultos não se dão conta disso.
Todos os dias e a cada momento os desafios que a vida ou ela mesmo se impõe com certeza potencializarão o que há de melhor nela, ou não. E justamente aí que temos que estar atentos, quando um desafio não é superado ela se frustra e a tendência pode ser a estagnação ou a raiva.
Conversar com a criança sobre a naturalidade dos sentimentos dela e como é comum todos os seres humanos passarem por provas diárias, cada um de um jeito, e muitos nem se dão conta disso.
Dar exemplos pessoais ou de pessoas que conhece e até personalidades históricas que alcançaram algum objetivo com determinação, persistência, disciplina e equilíbrio.
O reflexo de raiva diante de um erro é infelizmente comum, mas, descarregar suas neuras, frustrações e amarguras no seu semelhante é terrível. E também não é certo descontar nas coisas a sua volta. Conheci pessoas que faziam questão de quebrar espelhos, quadros, e outros que atiravam qualquer coisa que estava na mão no primeiro que se aproximasse ou nas coisas em seu entorno.
Não é certo julgar, vai aqui meu pedido de desculpas antecipadas, mas "valei-me", 'que ridículo' é um tremendo descontrole, e uma forma de chamar a atenção, infantilidade ou fragilidade?
Enfim, ninguém está livre de pagar um mico desse, mas, vamos combinar que esse não é, nem de perto, o melhor caminho. Depois do desequilíbrio com certeza ou conquistou mais uma inimizade, ou um problemão para consertar, ou prejuízo material e pior ainda 'o remorso'.
Um passo de cada vez. Registro uma frase "amanhã com certeza vou me arrepender de mais isso também".
Ver um adulto descontrolado a esse ponto, dependendo da relação familiar ou não, as tentativas frustradas de fazê-lo desistir antes do arrependimento é entristecedor. Entretanto, é infinitamente pior ver uma criança presenciando aquilo.
Sinceramente, não consigo imaginar como somos capazes de agir de forma tão egoísta. Meu mundo, meu momento, minha raiva, minhas tristezas, minha mágoa, minha agonia, minhas frustrações. Observem que as pessoas estão cada vez mais individualistas, egoístas, como se ninguém no mundo passasse por aquilo ou pior.

Agora, coitada das crianças a sua volta presenciando e aprendendo tudo isso. Depois o adulto não quer que a criança repita o seu exemplo??
Então... antes de corrigir com rigor uma criança observe se o que ela faz não é uma cópia reflexo do que ela já viu ok. E a ajude a compreender o quanto aquilo é ruim para ela.
Todos sofremos, e o nosso momento de dor claro que é singular e pessoal. Entretanto, o desafio é conseguirmos aplicar tudo o que aprendemos sobre valores, elevação espiritual; se nos permitirmos a um milésimo de reflexão. 'A dor é terrível mas, não é pior que a de ninguém, estou passando por um momento difícil para mim parece nesse momento um fardo maior do que posso carregar, choro muito, respiro fundo e encontro alguns pensamentos que registrei até o momento sobre tudo que li e vivi, meu aprendizado!'. 'Introspecção, meditação, oração, reflexão, porém longe de sentimentos de derrota, vítima, piedade, perseguição'.
Registro uma frase "A vida sabatina".
Bem, duas observações. A primeira, que devemos nos voltar aos pequeninos que vêem nos adultos seus exemplos diários, então repense melhor em suas atitudes, palavras e ações dê bons exemplos, caso contrário como poderá corrigí-lo quando adulto se ele é um reflexo da sociedade que vive? ESPECIALMENTE, dos que vivem com ele. Muitas ações e escolhas são tão pessoais que não tem que dividir com ninguem e muito menos com uma criança. Cabe aí um minuto de reflexão meditação introspecção para ver o que tira de aprendizado do que está acontecendo...não é o fim do mundo.
Registro de frase "Faça para o outro o que quer para si, mesmo que o mundo não seja justo, faça sua parte! Isso não é ser idiota!"
Por fim, atitudes impulsivas e chamativas estão longe de serem "originais" , "estilosas" e muito mais perto de "ridículas" "infantis" e a verdadeira expressão de "baixa auto-estima".
Nada do que eu disse pode fazer sentido, ou pode ser considerado certo, muito menos errado. Para uns será apenas legal, para outros interessante, mas, o amadurecimento e por ter vivido muito coisa interessante, dá para deixar alguns recados de vida.
Mas, o proveito que se faz do que lemos é pessoal, ok.
Boa sorte!

Nenhum comentário: