segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Lixo tecnológico: cultura ou arte.

Avanços tecnológicos atraem milhares de consumidores, em contrapartida 'o velho' vira sucata. E o que fazer com o que virou lixo?
Enquanto não criam meios de reciclar de uma forma mais ágil e que acompanhe o mesmo ritmo das fabricantes, por enquanto os cidadãos mais conscientes têm dado ótimas dicas:

1) Anuncie em classificados o seu 'usado' a preço bem acessível;
2) Anuncie uma doação;
3) Procure as escolas públicas, bibliotecas e outros espaços que podem fazer uso do seu equipamento, mesmo que ele esteja quebrado;
4) Procure os espaços de aprendizado de idosos ou de inclusão digital, eles podem aproveitar pelo menos uma parte do seu equipamento;
5) Procure as CDIs (mas o mínimo é um equipamento Pentium II, inferior a isto eles não aceitam);

Se mesmo depois de tudo isto ainda sobrar equipamento, acessório, qualquer coisa, então procure na internet lugares que reciclagem para fazer arte, veja o exemplo abaixo:
1) http://nanahaynearte.blogspot.com/
A artista plástica transformou o que era sucata em acessórios de muito bom gosto.
Você que adora tecnologia, já imaginou uma bolsa que é a tua cara? Ninguém vai duvidar da sua paixão...
2) Mas também tem os inventores populares, que fazem do lixo uma ferramenta de trabalho:
http://blogs.diariodonordeste.com.br/zonacyber/wp-content/uploads/2007/12/compvelho.jpg

Enfim, muitos já estão se organizando para diminuir este impacto negativo, inclusive algumas empresas já se reestruturaram para produzirem de forma 'verde'. Verde? Exatamente, veja abaixo o link que leva à matéria, onde se fala dos 10 mandamentos que todo cidadão e organização deve seguir para fins de contribuir com este movimento social e responsável:
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL87082-6174,00.html

Vamos lá, se todos contribuirem um pouco; se pelo menos cada um cuidar do seu próprio lixo, com certeza logo teremos - no mínimo - um equilíbrio entre a produção e o sucateamento.
A propósito eu tenho dois drive de disquete usados com defeito, alguém quer ?

Abraços!

Nenhum comentário: